
A Prefeitura de Catingueira realizou na última quinta-feira, dia 04 de maio, a primeira audiência pública de apresentação e discussão do orçamento participativo do município.
O encontro aconteceu no prédio da Câmara Municipal e contou com autoridades municipais, regionais e a uma boa participação popular. A reunião teve como objetivo ouvir as sugestões para a elaboração do PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual).
O Orçamento Participativo é um modelo de elaboração da Lei Orçamentária em que a população opina diretamente na inclusão de obras e projetos a serem executados pelo município. Este instrumento já é utilizado em várias cidades brasileiras com resultados positivos.
O principal objetivo do programa Orçamento Participativo é ouvir as pessoas e dar-lhes o direito de decidir onde é prioritário investir, promovendo maior assertividade na aplicação dos recursos públicos.
A idéia é levantar os anseios dos munícipes de forma coletiva para o período total da administração, ou seja, os quatro anos. Complementando, a cada ano será realizada uma rodada de reuniões que trará o panorama das prioridades e levantará novas idéias.
Na audiência, a população pôde participar apresentando suas propostas e falar sobre o que de fato Catingueira necessita de urgência para os próximos anos.
O prefeito Dr. Odir Borges classificou como um sucesso a audiência e disse que aquele foi um salto importante para que o município possa crescer. “Este orçamento participativo é importante para que as pessoas possam dizer quais as prioridades para cada área do município. A partir destas sugestões a prefeitura trabalhará em cima de cada prioridade” disse.

O prefeito também disse que recebeu uma boa noticia do governo federal dando conta da aprovação do projeto para reconstrução do estado de futebol do município, como também a construção de uma nova quadra poliesportiva.
A próxima audiência ficou marcada para o próximo dia 19 de maio, no mesmo horário e local.
Veja abaixo as prioridades apresentadas pela população:
Entre as prioridades principais apresentadas pela população estão: Reforma das escolas municipais; Programa de geração e capacitação de empregos; Obras de urbanização; Projetos voltados ao homem do campo (corte de terra, distribuição de sementes, tanque de resfriamento de leite); Instalação de internet em praças públicas; Construção de um auditório para realização de palestras e reuniões; Construção de sedes para programas sociais e compra de equipamentos; Programas voltados as crianças; Dar condições para criação de cooperativas e associações; Construção de calcamentos em ruas; Criação de incentivos a cultura, voltados aos jovens; Construção de um centro de esportes; Construção de um centro de velórios; Construção de uma creche; Aquisição de uma ambulância; Casa de acolhimento
Ouça abaixo a fala do prefeito
« Voltar



