Página Inicial Notícias

Prefeitura promove ação educativa contra o tabaco. [FOTOS]

A prefeitura de Catingueira, através da secretaria municipal de saúde, promoveu na última quinta-feira (31) uma ação educativa em alusão ao dia mundial contra o fumo.

O objetivo foi conscientizar a população sobre os problemas de saúde que são provocados pelo uso do cigarro. Neste ano, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi “Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento”. A escolha foi feita para lembrar às nações o quanto este produto é prejudicial para o desenvolvimento dos países.

O evento desta quinta aconteceu no plenário da Câmara Municipal e reuniu profissionais de saúde e dezenas de pessoas que deixaram ou que estão tentando deixar o vício do fumo. Foi realizada uma palestra sobre os malefícios do cigarro na vida do ser humano.

O secretário Ruclenato Gomes falou do sucesso do programa de combate ao tabagismo implantado no município no dia 15 de março. Ele disse que o programa está tendo um ótimo índice de sucesso e vários usuários já pararam de fumar. “Gostaria de dizer que todos os fumantes que desejarem parar de fumar, terão todo o apoio da secretaria de saúde” disse.

Imagem 002-2

As médicas do município, Dra. Linacia de Freitas e Ana Caroline, falaram sobre os problemas de saúde ocasionados pelo uso do fumo e também lembraram da dificuldade que os fumantes tem de se livrar do cigarro. Já a dentista Dra. Elida falou sobre saúde bucal e os males que o tabaco pode provocar ao fumante, como mau hálito e câncer.

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) também esteve presente levando orientações essenciais e buscando conscientizar as pessoas sobre este problema que atinge o mundo inteiro que é o vício do cigarro.

O público presente ainda pôde ouvir o depoimento de usuários do programa que largaram o cigarro depois de muitos anos, como foi o caso do senhor José Tomaz e a das senhoras Ana Paula e Aurelúcia.

1

No final do evento, foram distribuídos kits de combate ao tabagismo e realizadas consultas médicas com os fumantes que estão buscando deixar o fumo e ex-fumantes, estes últimos, com o intuito de avaliar o progresso dos mesmos.

As pessoas que não participaram da palestra mas estão interessadas em parar de fumar, devem procurar uma das unidades de saúde em busca de orientações, informou o secretário Ruclenato. O tratamento é gratuito e as pessoas de qualquer idade podem participar.

O controle do tabaco é uma importante medida de prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DNCT). O tabagismo – assim como a alimentação não saudável, a inatividade física e o uso abusivo de álcool – está entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de infarto agudo do miocárdio, AVC e câncer.

CLICK AQUI E VEJA AS IMAGENS

 

« Voltar