
A secretaria municipal de saúde de Catingueira, através da coordenação do SAMU e a atenção básica, iniciou no último sábado (13-05) o curso de APH (Atendimento Pré-hospitalar), realizado pela empresa patoense “Conexão Saúde”, tendo como público alvo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.
O curso tem duração de 80 horas aulas, divididas em aulas teóricas e práticas. Estão sendo discutidos diversas condutas voltadas a vítima traumatizada, assim como direcionadas aos pacientes com parada cardiorrespiratória.
O encerramento acontecerá no dia 21 de maio, onde será realizada uma simulação de resgate envolvendo múltiplas vítimas (acidente com ônibus escolar) no campo de futebol.
As próximas aulas serão realizadas nos 19, 20 e 21 de maio, na cidade de Catingueira.
De acordo com Tatianny de Carvalho Silva, coordenadora do SAMU, o objetivo é capacitar e atualizar os profissionais de saúde em relação ao Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar de Urgências médicas e traumáticas. Assim com conhecimentos adequados possa prestar um atendimento de qualidade a população. “Só quem já precisou do SAMU sabe a importância de uma equipe qualificada”. Comentou.
A coordenadora classificou como muito produtiva a primeira aula. “A turma muito participativa fazendo perguntas e tirando dúvidas com o professor Allan Martins. Na parte da tarde tivemos aula prática de imobilização de vítimas de acidentes e as equipes interagiram bem. Todos deram o seu melhor. Estou muito orgulhosa da turma e tenho certeza que serão profissionais ainda mais capacitados e competentes” disse.
O prefeito Odir Borges e o secretário de saude Ruclenato Gomes também estiveram presentes no curso.
O prefeito parabenizou a equipe do SAMU de Catingueira pelo esforço e dedicação e disse que em breve a prefeitura irá adquirir novos equipamentos de imobilização para o SAMU. Já o secretário de saúde desejou a todos um ótimo curso e que se dedicassem para conseguir extrair o máximo de informações possívels.
« Voltar