
O curso de capacitação do SAMU de Catingueira, promovido pela secretaria municipal de saúde, foi encerrado no último sábado (20-05).
Realizado pela empresa patoense “Conexão Saúde”, o curso de APH (Atendimento Pré-Hospitalar), foi iniciado no dia 13 de maio e teve como público alvo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.
O curso teve duração de 80 horas, divididas em aulas teóricas e práticas, com discussões de condutas voltadas a vítima traumatizada, assim como direcionadas aos pacientes com parada cardiorrespiratória.
O encerramento aconteceu no estádio de futebol municipal, com uma simulação de resgate envolvendo múltiplas vítimas (acidente com ônibus escolar). Uma grande estrutura foi preparada no local para que a simulação pudesse ocorrer como planejada.
Alan Martins, instrutor da empresa Conexão Saúde, classificou como positivo o curso e disse que foi feita um aperfeiçoamento da equipe do SAMU de Catingueira. “O curso veio trazer para Catingueira novidades no atendimento pré-hospitalar. Nós saímos daqui muito satisfeitos com as 80 horas aulas (teóricas e práticas) oferecidas, com a sensação de dever cumprido e bastante lisonjeado com o acolhimento recebido pelos catingueirenses” afirmou Alan.
O instrutor lembrou que é necessário que os alunos do curso possam disseminar as informações que eles aprenderam.
“Hoje, os primeiros socorros é uma necessidade do ser humano. Todos os dias estamos suscetíveis e correndo o risco de se envolver em um acidente. Então, é importante que os alunos possam repassar estas informações nas escolas e em todo o município. São condutas que boa parte delas podem ser facilmente direcionadas para o lar, haja vista que nós podemos se envolver em acidentes em qualquer circunstância”, lembrou.
O prefeito Odir Borges disse que é fundamental a capacitação de funcionários da saúde, principalmente dos que trabalham no samu. Ele parabenizou a equipe que participou do curso oferecido pela secretaria municipal de saúde e lembrou que em breve a prefeitura irá adquirir novos equipamentos para o SAMU.
Veja as fotos
« Voltar