
Foram iniciados na última segunda-feira (12-04), pela secretaria de assistência social de Catingueira, os trabalhos das oficinas culturais do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que busca levar atividades sociais a crianças, adolescentes e idosos.
O projeto foi apresentado a sociedade catingueirense na última sexta-feira (07-04) durante um encontro organizado pelo CRAS. A proposta busca aproximar as famílias dos serviços que estão sendo oferecidos, especialmente o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), oferecendo aos usuários, além da orientação social, oficinas gratuitas com opções de balé, danças regionais, música e capoeira, por meio do programa.
A abertura das oficinas aconteceu nesta segunda-feira na sede do CRAS com a apresentação do grupo da oficina de capoeira. Já na manhã desta terça-feira (11) foi oferecido um café da manhã aos idosos que participam do SCFV. Foi um momento de lazer e descontração onde os participantes puderam se divertir ao som de muito forró pé de serra.

No período da tarde, cerca de 80 crianças participaram da apresentação da oficina de dança. Os pequenos puderam conhecer a instrutora que ficará responsável pelo grupo de dança e ouviram orientações relacionadas a dança.

O balé, que está incluso na oficina de dança, atende cerca de 50 crianças e é um dos mais procurados do projeto. Durante a oficina serão trabalhadas técnicas de barra e chão onde são desenvolvidas a coordenação motora, a postura e a flexibilidade.

O prefeito Dr. Odir Borges esteve presente no evento, acompanhado do secretário de assistência social, Donado Pereira e demais responsáveis pelo projeto. O gestor está dando total apoio as ações da secretaria e participando ativamente da maioria das atividades.

Segundo a coordenadora Helena Cristina, O CRAS trabalha buscando garantir o acesso aos direitos socioassistenciais, valorizando e fortalecendo uma rede de promoção e proteção social, através do processo de acompanhamento familiar de forma individual e/ou coletiva. O trabalho com grupo de famílias é algo complexo que requer intervenção planejada e construída a partir da realidade local.
Os serviços oferecidos a população pelo programa estão sendo bastante procurados. As oficinas buscam tratar ainda sobre a importância do fortalecimento de vínculos entre os participantes, incluindo questões sobre autonomia e responsabilidade dos usuários.
Existem a promessa por parte do prefeito de Catingueira que novas oficinas serão agregadas ao projeto no segundo semestre deste ano.
Veja as imagens
« Voltar