Notícias

Secretária de Catingueira participa de encontro regional sertão

A Secretária da Mulher de Catingueira, Luciana Brunet, participou do primeiro Encontro Regional das prefeituras inscritas na seleção do Selo Social Prefeitura Parceira das Mulheres. Também estiveram presentes a coordenadora do CRAS de Catingueira, Helena Cristina, a Coordenadora da Atenção Básica Luciana Monteiro e Mikaelle Medeiros, Agente administrativo.

O evento aconteceu na cidade de Pombal, sertão da Paraíba e recebeu gestoras e gestores de 11 municípios 

Estiveram presentes na reunião regional a Secretária Executiva da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Pombal, Mayenne Bandeira, a Coordenadora de Políticas para as Mulheres de Pombal, Mirian Bashanni, além das várias gestoras e as Técnicas da Semdh, Leandra Cardoso e Kalliandra Andrade.

Além da anfitriã, foram convocadas as cidades de Aparecida, Desterro, Princesa Isabel, Cajazeiras, São José do Bonfim, Cachoeira dos Índios, Catingueiras, Santa Helena, São Bento e Bernardino Batista.

O selo social pretende estimular políticas públicas destinadas a promoção dos direitos das mulheres e equidade de gênero, desenvolvidas pelas prefeituras da Paraíba, considerando as potencialidades de cada município. Para isto, as prefeituras devem desenvolver práticas inovadoras e comprometidas com as mulheres em toda sua diversidade, considerando o recorte étnico racial, idade, orientação sexual e identidade de gênero, deficiência e localidade.
 
As ações das gestões municipais devem integrar o contexto da universalidade das políticas públicas, na perspectiva da promoção de equidade de gênero e igualdade para as mulheres, garantidos pelos princípios dos direitos humanos. 

As diretrizes são: Saúde integral das Mulheres, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Fortalecimento e participação das mulheres nos espaços de poder e decisão; Empreendedorismo, autonomia econômica, desenvolvimento sustentável com igualdade social; Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres e Promoção e apoio a arte e cultura produzida e desenvolvida pelas mulheres.

A reunião tem o objetivo de prestar consultoria para a realização das metas/ações e para a elaboração dos relatórios de execução das ações inclusas no rol das políticas para mulheres, previsto no edital do Selo Social Prefeitura Parceira das Mulheres. 
 
« Voltar