NASF realiza série de palestras com adolescentes em Catingueira

A equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) vem realizando uma série de palestras com adolescentes da Escola Estadual Inácio da Catingueira sobre o tema “Sexualidade na Adolescência”.

A palestra está sendo ministrada pela psicóloga Thuany Dantas, com a participação de colaboradores externos. A ideia é tratar o tema com cerca de 40 alunos do 3º ano, entre as faixas etárias de 15 a 18 anos.

O projeto será desenvolvido durante um mês de maio. Os encontros serão agendados com a coordenação pedagógica para que não haja prejuízo com o andamento das aulas.

O Projeto de "Saúde Sexual na Escola, “PAPO RETO SOBRE SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA” tem como objetivo:

- Criar espaços formais de educação sexual na escola, visando à promoção da saúde sexual e reprodutiva entre os estudantes do Ensino Médio da Escola Inácio da catingueira;

- Estimular o conhecimento do próprio corpo;

- Estimular o respeito por si e pelo outro;

- Informar sobre as doenças sexualmente transmissíveis/AIDS e suas formas de prevenção;

- Orientar sobre como prevenir gravidez indesejada e métodos contraceptivos;

- Desenvolver a capacidade pessoal do estudante para compreender suas vulnerabilidades e comportamento de risco para as DST’s/AIDS. Visto que a adolescência caracteriza-se por uma fase da vida compreendida entre a infância e a idade adulta, sendo marcada por um processo com sucessivas modificações de crescimento e de desenvolvimento biopsicossocial, em que o indivíduo se desenvolve físico e emocionalmente, quando, muitas vezes, ocorre o início da vida sexual (NERY et al., 2011).

Espera-se que com este projeto além da educação sexual, haja uma maior aproximação e criação de vínculo entre os alunos e os profissionais/serviços de saúde, visando à promoção da saúde da população e estímulo ao autocuidado.

 

 

« Voltar